Os 10 Melhores Filmes de Terror de 2013

2

10 Melhores Filmes de Terror de 2013

2013 nos trouxe algumas porcarias e você já viu a lista com os 10 Piores filmes de 2013. Mas o ano também teve muitas produções interessantes e agora chegou a hora de mostrar o que houve de bom no gênero este ano. Portanto, fique agora com a lista daqueles que considero os 10 melhores filmes de terror de 2013.

Os 10 Melhores Filmes de Terror de 2013

The World's End10. The World’s End

Em um ano repleto de comédias de horror tão ruins, The World’s End é um colírio para os olhos. No filme um grupo de amigos enfrenta um plano de dominação alienígena enquanto percorre os pubs da cidade em que cresceram. Esta terceira parte da Trilogia do Cornetto segue a mesma fórmula de Todo Mundo Quase Morto e combina maravilhosamente o bom e velho besteirol com momentos inteligentes e tudo no melhor estilo do humor inglês. Impossível não se divertir com esse filme.

-

Open Grave9. Open Grave

O nosso nono colocado talvez seja o que podemos considerar o azarão desta lista. No filme, um homem acorda em meio a uma pilha de corpos em uma vala gigante, sem recordação nenhuma de quem ele é e como foi parar naquele lugar. Ao sair ele encontra uma casa com algumas outras pessoas na mesma situação e logo começam as desconfianças e as intrigas enquanto tentam descobrir quem os colocou ali. O filme é bem atuado e história é excelente. Open Grave é todo trabalhado em cima do mistério sobre a identidade e as motivações de cada um dos personagens, que te deixa com a pulga atrás da orelha até o último minuto.

-

American Mary8. American Mary

O filme gira em torno de Mary, uma estudante de medicina promissora que para pagar seus estudos, começa a executar pequenas cirurgias ilegais de modificação corporal, porém um dia ela é violentada e decide usar seus conhecimentos para executar sua vingança.
Depois de ter assistido ‘Dead Hooker In a Trunk‘, minhas expectativas eram muito altas em relação à esta nova produção das Irmãs Soska e American Mary é realmente ótimo. O filme fica com a oitava posição porque consegue ser leve e impactante ao mesmo tempo, sem abusar daquele gore visceral que invadiu as telas nos útimos anos e dos estereótipos do submundo que usa como cenário. Além disso Katherine Isabelle está simplesmente fantástica.
-

A Morte do Demônio7. A Morte do Demônio

Mesmo deixando boa parte dos fãs do original insatisfeitos, não há como negar que A Morte do Demônio é um ótimo filme. Na verdade, há muito tempo não se via um filme tão intenso, brutal e, principalmente, com a qualidade de produção que temos aqui. O filme não tem muitos sustos, mas é cheio de momentos que deixarão o espectador colado na cadeira. Se não tivesse exagerado no drama, teria mais chances de ser o melhor filme do ano. Mesmo assim, fica na sétima posição.

-

Frankenstein's Army6. Frankenstein’s Army

O sexto melhor filme de 2013 é realmente uma grata surpresa! O filme é um dos raros found footages que não abusam dos mesmos clichês que tornam esse subgênero praticamente insuportável. Além disso, a criatividade somada ao cuidado na elaboração dos Zombots e o desempenho de Karel Roden no papel do Doutor Frankenstein são um espetáculo a parte. Apesar de algumas falhas, o filme entretém do início ao fim e o universo criado por Richard Raaphorst ainda tem muito pra oferecer.

-

Maniac5. Maniac

Pra começar, Maniac (O Maníaco) é muito bem filmado. Salvo alguns momentos em que Frank se vê no espelho, a história é toda contada através dos olhos do assassino e com isso a platéia é obrigada a sentir na pele toda a sua insanidade, ao mesmo tempo em que se empatiza com ele. A opção tem seus problemas, mas não afeta em nada a experiência. Como se isso não bastasse, Maniac é um filme brutal! É um filme violento e cheios de momentos que vão frazer você ver o filme com carinha de que chupou limão.

-

Segredos de Sangue4. Segredos de Sangue

Segredos de Sangue é um suspense clássico, mas que tem um tipo de trama bem atiquada. Se contada da forma convencional, não funcionaria nos dias de hoje e só produziria um filme chato. E é aí que está a beleza do trabalho do diretor coreano Chan-wook Park. Apesar de contestado por abusar demais de algumas técnicas, a opção do diretor deu uma dinâmica maior ao filme e não só o faz funcionar como o deixou agradável aos olhos. O constante vai e vem consegue instigar a curiosidade e prender a atenção do espectador até o final e justamente por isso fica com o quarto lugar dessa lista.

-

Os Escolhidos3. Os Escolhidos

Se houve um filme em 2013 que podemos chamar de honesto, este é o nosso terceiro colocado. Os Escolhidos é o que se propõe a ser desde o começo e em momento algum se vende como a última bolacha do pacote. É um thriller de abdução alinenígena alicerçado sobre um drama familiar. Ponto! Eu já tinha gostado do filme quando vi pela primeira vez, mas depois de revê-lo com os comentários do diretor, gostei mais ainda! Os Escolhidos funciona por que, assim como em Sinais, cria um ambiente sinistro e sombrio de casa mal-assombrada e tem personagens com os quais conseguimos nos identificar a ponto de nos importar com o que acontecerá com eles. E isso só acontece graças ao excelente trabalho de Keri Russell, Josh HamiltonDakota Goyo e do novato Kadan Rockett que estão excelentes. Pra se ter uma idéia do trabalho dos dois, o filme foi todo filmado em apenas 21 dias e na maioria das cenas, para se ter um efeito natural, o diretor Scott Stewart somente criava a situação e a dupla improvisava em cima. Outro ponto forte é que o bicho começa a pegar logo com 10 minutos de filme. Fato raríssimo hoje em dia.

-

Círculo de Fogo2. Círculo de Fogo

Desde os anos 30 os filmes de monstros gigantes, como King Kong e Godzilla, vem assombrando as platéias pelo mundo afora e embora esteja mais voltado para a ação e para ficção científica, Círculo de Fogo tem muitas características de horror. Portanto, não poderia ficar fora desta lista. Só uma palavra descreve o segundo lugar desta lista: UAU! Tudo é legal nesse filme! Os monstros, os robôs, as lutas, a destruição da cidade, a trilha sonora… tudo! Pena que a distribuidora insistiu em só exibir o filme na versão 3D — que na minha opinião não deixa ninguém apreciar o filme direito — e só depois, em casa, é que pude avaliar como as sequências de Círculo de Fogo são bem feitas.

Porém o principal ponto digno de nota é a ousadia de Guillermo Del Toro ao apostar em algo totalmente diferente do que vinha fazendo, criar um universo duca e, ainda assim, se manter fiel às suas origens ao enfiar uma criancinha assombrada na história! Sensacional!

-

Você É O Próximo1. Você É O Próximo (You’re Next)

Quantos filmes você pode dizer que teve vontade de ver de novo, assim que acabou de vê-lo pela primeira vez? Foi exatamente isso que senti com Você É O Próximo. Definitivamente é um dos melhores thrillers de invasão de residência que já vi em toda minha vida. Vale ressaltar que Você É O Próximo foi produzido em 2011 e devido a alguns embroglios só foi lançado este ano, portanto nem podemos dizer que é mais um filme que aderiu a modinha de filmes de Invasão de residência que surgiu de 2012 pra cá.

Mesmo assim Você É O Próximo se difere dos demais porque, enquanto a maioria destes filmes se baseia na sobrevivência dos personagens, Você É O Próximo traz elementos de slasher, toques de humor negro, um ótimo roteiro, personagens interessantes e uma protagonista que não apenas quer sobreviver, mas que desde que o bicho começa a pegar, ela também quer revidar. Nesse ponto Sharni Vinson é um espetáculo! Ela passa de garota meiguinha à caçadora num piscar de olhos e com uma facilidade impressionante!

Por tudo isso e muito mais, Você É O Próximo é o melhor filme que vi em 2013.

-

Menções Honrosas:

  • Invocação do Mal: Apesar de não ter achado Invocação do Mal essas coisas todas que se comentam sobre ele, não há como negar que é um bom filme! Tenso e muito bem executado.
  • The Seasoning House: Não era exatamente o que eu esperava e talvez o baixo orçamento incomode a grande maioria. Mas (por conta da situação em que se dá o filme) é um dos mais impactantes que vi em 2013.
  • +1: Foi uma grata surpresa, o filme começa como quem não quer nada e acaba de maneira espetacular. Uma mistura de Projeto X e Projeto Filadélfia, com uma boa dose de violência no final.
  • Beneath: Filme de baixíssimo orçamento, mas foi muito intrigante ver como quando o bicho pega ninguém é de ninguém. Principalmente quando o bicho é um peixe carnívoro gigante.

Veja aqui Os 10 Piores Filmes de Terror de 2013

he Guest
  • http://cineseiler.blogspot.com.br/ Marcelo Seiler

    kd VHS 2 nessa lista?

  • aline

    nao gostei de Você É O Próximo