O melhor dos gêneros de horror, suspense, ficção e fantasia

20 Das Mulheres Mais Fortes No Horror

20 Personagens Femininos Que Diante aa Adversidade Escolheram Enfrentar Seus Algozes de Igual Para Igual.

16 367

O horror é recheado de mulheres fortes. Então como hoje é o dia internacional da mulher, aqui está uma lista com 20 personagens femininos que marcaram presença no gênero e que, graças a sua determinação, inteligência e habilidade de sobrevivência, deixam muito homem no chinelo. Dê uma olhada.

Atenção: O objetivo desta lista parece não ter ficado claro para algumas pessoas então aqui vai uma rápida explicação: A lista não é sobre Final Girls ou Scream Queens, mas sim sobre mulheres fortes. Personagens femininos que diante da adversidade escolheram enfrentar seus algozes de igual para igual.

20. Clara – [REC]3 – Gênesis

rec3 leticia dolera

No esculhambado terceiro capítulo da franquia [REC], a noivinha Clara, interpretada por Leticia Dolera, acaba se separando de seu amado Koldo em meio ao surto de possessão viral que arrasou sua festa de casamento. Qualquer mulher normal daria um escândalo em ver tal celebração arruinada, mas Clara é diferente. Ela demonstra toda a sua determinação em permanecer ao lado de seu marido, pegando uma motosserra, rasgando seu lindo vestido e partindo pra dentro da “zumbizada” em uma das cenas mais sensuais de toda a franquia.

19. Melanie Daniels – Os Pássaros

tippi hedren the birds

Quem conhece a história por trás de Os Pássaros de Alfred Hitchcock, vai entender quando eu disser que a bela Tippi Hedren merece um lugar nessa lista muito mais pela sua postura por trás das câmeras do que pelo perfil de Melanie Daniels ao longo do filme. Mas Melanie também tem um conjunto de atributos que mostram como ela pode ser ao mesmo tempo determinada, elegante e maternal, enquanto enfrenta uma revoada de pássaros raivosos.

18. Dwan – King Kong

dwan king kong 1976

Dawn de King Kong, interpretada por Jessica Lange, é uma verdadeira força da natureza. A moça já mostra ser uma sobrevivente nata ao ser encontrada em um bote a deriva no meio do oceano. Mas isso é apenas o começo. Ela é capturada e oferecida ao poderoso Kong, mas nem assim ela se dobra. Em uma das cenas mais memoráveis, o mega gorilão pega a moça em suas mãos e ela bate, empurra, grita com ele e até chora. Mas o importante é que ela não desiste e ainda assim, depois de tudo, ainda consegue encontrar um lugar no seu coração para essa monstruosidade.

17. Kate Lloyd – A Coisa

mary elizabeth winstead the thing 2011

Em 2011, o clássico Enigma De Outro Mundo de John Carpenter, ganhou o prelúdio mais me engana que eu gosto da floresta. Mas se tem uma coisa que se destaca nesse filme é Kate Lloyd, interpretada por Mary Elizabeth Winstead. A moça é a única mulher (a outra nem conta, né?) enfiada no meio de uma macharada sinistra trancafiada em uma estação de pesquisa no Ártico e além de ter lidar com o frio e com o desdém de seu mentor mega ultra babaca, a jovem ainda deve mostrar toda a sua sagacidade para enfrentar um parasita alienígena mortal. Não demora muito para que ela mostre quem é que manda no lugar e Kate logo assume o comando das ações.

16. Dawn O’Keefe – A Vagina Dentada

jess weixler - teeth

A moça tem uma vagina dentada! Precisa dizer mais alguma coisa? Mas o mais legal deste filme é ver como uma inocente e submissa Dawn (Jess Weixler) vai se transformando em uma mulher forte e auto-consciente, conforme ela pode usar seus atributos para castrar a superioridade masculina… literalmente.

15. Suzy Bannion – Suspiria

suzy suspiria

Tudo que Suzy (Jessica Harper) queria era estudar ballet em uma conceituada escola na Alemanha, mas ela não esperava cair no meio de uma irmandade de bruxas a fim de sacrificá-la em um ritual macabro. Mas ela tira isso de letra, detona as mocréias tudo, matando sua BFF com uma faca e ainda larga a escola em chamas. Só merreca!

14. “Stretch” Brock – O Massacre da Serra Elétrica 2

caroline williams texas chainsaw 2

Em O Massacre da Serra Elétrica 2 (1986), Caroline Williams interprata Stretch, uma DJ que se torna a testemunha auditiva da força destruidora de Leatherface e se vê arremessada no meio da investigação liderada pelo psicótico xerife local “Lefty“, interpretado por Dennis Hopper. A moça acaba capturada pelos Sawyer e seus avantajados atributos físicos acabam despertando o interesse sexual do próprio Leatherface em uma das cenas mais inesquecíveis de toda a franquia, envolvendo um shortinho jeans super ultra apertadinho, sendo roçado por uma tarada motosserra.

13. Cherry Darling – Planeta Terror

rose mcgowan planet terror

Perder uma perna e encontrar forças para dar a volta por cima não é para qualquer um. Ainda mais quando você depende dela para sobreviver, como no caso da sensual dançarina Cherry Darling (Rose McGowan). No final das contas, a jovem acaba com uma metranca acoplada no toco e detonando a zumbizada em Planeta Terror. Imbatível.

12. Jess Bradford – Noite Do Terror, 1974

olivia hussey black christmas

Para a insatisfação de seu namorado, Jess Bradford (Olivia Hussey) está prestes a fazer um aborto quando descobre que deve lidar com um lunático homicida infiltrado em sua irmandade e que chacina todas as suas coleguinhas. A personagem é uma das primeiras Final Girls do slasher moderno e ajudou a determinar alguns dos padrões que vemos até hoje.

11. Nancy Thompson – A Hora Do Pesadelo

heather langenkamp nightmare on elm street

Nancy Thompson (Heather Langenkamp) levaria uma vida normal, não fosse pelos terríveis pesadelos à noite. Mas quando seus amigos começam a revelar que sofrem do mesmo mal, ela inicia uma investigação que a leva a ninguém menos que Freddy Krueger. Conforme seus amigos vão caindo um a um, Nancy chama a responsabilidade para si, atrai o maníaco para o mundo real e o enfrenta com uma série de armadilhas que ela prepara sozinha. Um feito notável.

10. Barbra – A Noite Dos Mortos Vivos, 1990

patricia tallman the night of the living dead

O remake de 1990 de A Noite Dos Mortos Vivos contaria a mesmíssima história do clássico de George Romero, não fosse pela presença de Patricia Tallman no papel de Barbra. A personagem aqui é bem diferente de sua antecessora. Ela começa bem assustada, mas no final das contas pega o touro pelo chifre, parte pra dentro e se torna a única sobrevivente da casa. Para fugir, ela caminha quase que tranquilamente em meio aos lentos zumbis.

9. Erin – O Massacre da Serra Elétrica, 2003

jessica biel texas chainsaw 2003

Erin é simplesmente uma das final girls mais sexys (leia-se: gostosa) de todos os tempos e em meio à tantas mortes palha, a presença de Jessica Biel no remake de O Massacre da Serra Elétrica vale o ingresso. Como se isso não bastasse, ela se revela uma oponente à altura para Leatherface e ainda corta o braço do cara fora com um cutelo. Coisa linda!

8. Jennifer – Doce Vingança/A Vingança de Jennifer

i spit on yout grave

Nada pior do que uma mulher em busca de vingança e Jeniffer  tanto a do original vivida por Camille Keaton, quanto a interpretada por Sarah Butler no remake de 2010 — é um exemplo claro do que uma mulher humilhada é capaz quando decide que chegou a hora de dar o troco. Embora utilizem métodos diferentes, as duas são igualmente eficazes e provam por A mais B que a vingança é mesmo um prato que é melhor servido frio.

7. Angela Vidal – [REC]

manuela velasco rec

Nada pior do que cair de para-quedas em uma verdadeira roubada. A repórter Angela Vidal se propôs a fazer uma reportagem sobre uma noite em um batalhão do Corpo de Bombeiros, mas termina trancada em um prédio tomado por uma epidemia zumbi que mais tarde descobriremos que não são zumbis. A moça sobrevive e fica tão casca-grossa que dura três filmes.

6. Erin – Você É O Próximo

sharni vinson youre next

Ela parecia ser mais uma magriça frágil e inocente, mas quando o bicho pega em Você É O Próximo, Erin (Sharni Vinson), chuta bundas e se revela aquele tipo de pessoa que você não deve sair de perto. Ela usa toda sua inteligência e força para detonar os invasores mascarados com suas armadilhas e técnicas de combate de guerrilha. Uma verdadeira sobrevivente.

5. Sarah – Abismo Do Medo

shaunna macdonald the descent

Sarah, interpretada por Shauna Macdonald, é um exemplo vivo de força e superação. Depois de perder sua família toda em um acidente de carro, suas amigas a convidam para uma aventura espeleológica que acaba a jogando dentro do covil de criaturas humanóides carnívoras. Ela então se transforma numa versão feminina do Rambo e luta pela sua vida e de suas amigas até o fim. No meio disso tudo, essa sobrevivente ainda descobre que uma de suas melhores amigas é uma verdadeira traíra.

4. Alice – Resident Evil

milla jovovic resident evil

Os zumbis contaminados pelo T-Virus deitam e rolam na franquia Resident Evil, mas isso é só a ultimate casca-grossa Alice entrar em cena distribuindo bolachas e pontapés pra tudo quanto é lado, com suas espetaculares voadoras e twists duplos carpados. A mulher desce a porrada na zumbizada e ainda exibe uma das barrrigas mais lisinhas da floresta. Simplesmente sensacional.

3. Sidney Prescott – Pânico

neve campbell scream

Provavelmente a final girl preferida do público mais novo, Sidney Prescott é a ultimate final girl da franquia Pânico e definitivamente é uma sobrevivente de marca maior. Embora tenha seus méritos, no primeiro filme ela é apenas mais uma sobrevivente do acaso, mas a garota amadurece e a cada filme da franquia ela fica mais sinistra.

2. Laurie Strode – Halloween, 1978

jamie lee curtis halloween

Laurie Strode fez de Jamie Lee Curtis a final girl mais adorada de todos os tempos. Ela começa como uma jovem tímida e inocente que se vê obrigada a lutar contra o mais puro mal, também conhecido como seu irmão mais velho, Michael Myers, um dos mais icônicos maníacos do cinema. Devo mencionar que no remake de Rob Zombie, Scout Taylor-Compton interpretou uma Laurie bem mais sinistra, mas não é vantagem nenhuma, já que a nova versão de Michael Myers é bem genérica.

1. Ellen Ripley

sigourney weaver aliens

Ninguém pode ser mais sinistra do que a Ellen Ripley. A tenente de voô passa pelos piores perrengues da galáxia depois de embarcar Nostromo e entrar em contato com a maldita criatura alienígena que nós conhecemos como xenomorfos. Depois de sobreviver ao oitavo passageiro no primeiro filme, ela encara milhares deles em uma das poucas sequências que se equiparam ao original. Ela vai parar numa prisão piolhenta, morre, ressuscita e a cada filme que passa fica ainda mais forte. Ripley desafiou as convenções estabelecidas para personagens femininos da época e fez de Sigourney Weaver a primeira mulher da história do cinema a faturar mais de US$ 1 milhão em um único filme.

E aí, o que acharam? Ficou faltando alguém? Se você não viu a sua favorita por aqui, deixe sua sugestão nos comentários.

  • Wallace Ferreira

    Sem dúvidas uma lista muito boa, mas faltou a Meera (Anushka Sharma) do filme NH 10 , pois se trata de mulheres fortes no Horror . Assistam o filme e vão conferir.

    Dwan – King Kong com Jessica Lange é classificado Gênero aventura e não horror.

    • Wallace, essa lista foi montada no dia 8 de março de de 2015 e NH10 foi lançado na India no dia 15, portanto não teria como ela entrar nessa lista. E de acordo com o IMDB, o King Kong de 1976 é classificado como Aventura, Fantasia e Horror.

  • Vinnícius Borges

    Realmente a tenente Ripley (Alien) e Sarah (The Descent) são mulheres incríveis. Senti falta de Jenny (Eden Lake – Sem Saída) q segurou as pontas, correu, tirou um pedaço de madeira do pé corajosamente, mergulhou na merda (literalmente) e enfrentou seus algozes com determinação (apesar do azar da moça) e de duas do cinema francês: Sarah (A Invasora) q, mesmo estando grávida, luta pela sua sobrevivência de maneira árdua, e Yasmine [(A) Fronteira] q é uma versão da Sally (Marilyn Burns em O Massacre…) bem mais animalesca (a cena dos cabelos sendo cortados é de uma interpretação fantástica).

  • Anônimo

    A garota do filme A Tribo 1 e 2 e a da Pânico na Floresta 1

  • Vinícius Ferreira

    Meu, não acredito que se esqueceram de Sally (Marilyn Burns), sobrevivente do Massacre da Serra Elétrica de 1974 do Tobe Hooper. Ela é a melhor scream queen que existiu: corre, grita, esperneia, é flagelada e, ainda por cima, ela é muito convincente na atuação. Jessica Biel, mesmo que tenha conseguido uma boa atuação no remake de 2003, não chega aos pés da performance realista de Burns.

    • Ela certamente entraria se esta lista fosse sobre final girls, ou scream queens. Mas a lista é sobre mulheres fortes, que estavam em uma situação adversa e não só encontraram forças para fugir, mas para revidar e enfrentar seus algozes de igual pra igual. Apesar dela também ser uma das minhas favoritas, acho que temos que concordar que Sally só esperneia e corre enquanto a Erin do remake enfrenta o Leatherface e corta o braço dele. Por isso a preferência.

      • Duan Baptista

        Já ia falar a mesma coisa que o Vinícios, mas depois da sua resposta, entendi o pq.

  • Diego Mello

    A Beth de “O Albergue 2” tbm merecia aparecer na lista, eu n faria metade das coisas q aquela louca fez… mas tbm, eu sou medroso pra caramba, então deixa quieto hehehe

  • Guilherme Alves

    Praticamente todas as minhas preferidas estão na lista, a que eu mais gosto é a Sarah de Abismo do Medo, só faltou alguma de Sexta-Feira 13 e de Premonição, ou a Kelli do remake de Natal Negro. Se The Green Inferno estreiar esse ano, a protagonista Justine pode estar na lista do ano que vem, acho que ela vai ser uma boa final girl.

    • Fala Guilherme, de Sexta-Feira 13 a minha referida é a Ginny, mas ainda assim não é uma das das mais fortes. O critério da lista não era apenas final girls, tanto que a Clara de [REC]3 e a Dawn de ‘Vagina Dentada’ não são. O objetivo aqui era mais fazer uma lista com mulheres fortes e determinadas. Realmente calha que a maioria acaba virando uma Final Girl… rs.

  • Demais xD porem, eu esperava achar Alice de Sexta-feira 13 parte 1 e a Tina de sexta-feira 13 parte 7 ):

  • Marllon Andrade

    Faltou tbm Jessie ( Wrong Turn ) Nica ( Curse Of Chucky ) Wendy ( Final Destination 3 ) Acho qe elas mereciam lugarzinho ai no Ranking kkkkkk

    • Num Top 50 talvez… Se fosse pra por alguém de Premonição, minha primeira e única opção seria a Clear, principalmente pela sua participação no segundo filme.

    • Anônimo

      è realmente (Wrong Turn) Pânico na Floresta Jessie Burlingame foi arrasadora.

  • Fabio Alex

    Gosto da protagonista do filme A VILA, do Shyamalan, que encara uma floresta sinistra, cega e sozinha, pra salvar a vida do amado dela.